O que são e passo a passo das unhas de gel

Tipos de unhas de gel
As unhas de gel surgiram como uma alternativa para alongamento das unhas naturais. A técnica utilizada envolve a aplicação de um gel específico por cima da unha, tendo como resultado unhas mais fortes e no tamanho desejado. As unhas de gel, além de garantirem um aspecto natural para as suas unhas, garantem maior duração do esmalte e brilho.
Esse processo é indicado para quem tem unhas mais fracas e quebradiças, não sendo necessário para quem já conta com unhas naturalmente fortes e grandes. Nesse caso, é possível fazer o banho de gel, método que aplica o gel por cima do comprimento da unha (sem aumenta-lo), garantindo que o esmalte fique mais bonito e tenha maior duração.

Passo a passo da unha em gel

Se você quer aprender como fazer a unha de gel em casa, abaixo informamos tudo o que você precisará, assim como um passo a passo de como deve ser feito. Lembrando que hoje em dia existem muitas marcas que vendem o kit completo para fazer suas unhas em casa.
Você irá precisar de:
Kit da marca Acrygel para unhas em gel.
Existem vários kits à venda. Este da foto é Acrygel.
– Desidratador;
– Primer;
– Máquina de luz UV;
– Extensores de unhas (opcional);
– Gel base;
– Gel de construção;
– Gel fixador;
– Pincel pequeno;
– Hidratante para mãos;
Modo de fazer:
Passo 1: Limpar bem as unhas e as mãos;
Passo 2: Aplique o desidratador na unha. Esse produto serve para retirar a oleosidade da unha;
Passo 3: Cole nos dedos um adesivo específico para o procedimento de unhas com gel. O adesivo te ajudará no momento da aplicação do gel.
Passo 4: Depois aplique o primer ao longo de toda unha. Espere secar completamente. Esse produto evitará qualquer chance de levantamento da unha e de possíveis fungos;
Passo 5: Com a ajuda de um pincel, aplique uma camada de gel base. Nesse momento você deverá escolher o tamanho de unha que quer;
Passo 6: Seque o gel colocando suas unhas na máquina de luz UV por aproximadamente 2 minutos;
Passo 7: Aplique uma camada do gel de construção. Esse passo é importante para construir uma camada mais grossa do gel;
Passo 8: Seque novamente na máquina de luz UV de 3 a 4 minutos;
Passo 9: Passe a última camada de gel sobre as unhas, de forma que o gel seja bem distribuído e de maneira homogênea;
Passo 10: Seque as unhas na máquina de luz UV durante 5 minutos;
Passo 11: Para acabamento das unhas, passe um creme hidratante em todas as unhas e em seguida aplique uma camada de gel fixador para dar brilho as unhas;
Passo 12: Coloque as unhas sob os raios UV por 2 minutos;
Passo 13: Retire os adesivos com cuidado;
Passo 14: Caso necessário, corte as unhas para alcançar o tamanho ideal;
Passo 15: Lixe as unhas no formato que mais gosta;
Passo 16: Faça o polimento da parte superior de suas unhas e está pronto.

Quanto tempo duram as unhas de gel?

Um dos benefícios da unha de gel é que o esmalte dura mais do que na unha natural. Claro que o tempo de duração varia de pessoa para pessoa, mas em média dura até 15 dias antes de precisar de manutenção.

Conheça os tipos de unha de gel

Modelos de unha
Tipo de unhas de gel
Por oferecerem diversos benefícios, as unhas de gel estão sendo cada vez mais procuradas. Para que você possa analisar as vantagens e desvantagens do processo é necessário conhecer os diversos tipos de materiais para unhas de gel.

Unhas de gel simples

Unhas de gel para o dia a dia.
Unhas em gel simples, perfeito para o dia a dia.
Esse tipo de unha de gel é o processo que explicamos no passo a passo acima, onde a unha pode ser alongada e fortalecida através do uso de camadas de gel sobre a unha natural.

Unhas de gel francesinha

Unhas em gel no modelo francesinha.
Unhas de gel francesinha.
O processo da unha de gel francesinha é praticamente igual ao da unha de gel simples, porém, para que fique com a aparência de francesinha de forma permanente, no momento de aplicar o gel é necessário fazer o desenho da francesinha na ponta da sua unha e polir. A francesinha permanente é uma ótima opção para quem nem sempre tem tempo de pintar as unhas, pois mesmo sem esmalte, aparentarão estarem feitas com pintura de francesinha.
Caso você não queira manter sempre o tipo de unha francesinha, ao aplicar qualquer outra cor de esmalte sobre suas unhas, não será possível nota-lo por baixo. Além disso, se você realmente enjoar e quiser tirar a francesinha, é só polir que o gel sairá.

Unhas de gel quadradas

Unhas em gel no formato quadrado.
Unhas de gel em formato quadrado.
Esse tipo de unha de gel no formato quadrado é ideal para quem tem mãos mais alongadas, com dedos finos e compridos. Para manter as unhas quadradas você poderá lixá-las bem retas ou também optar por manter os cantos um pouco mais arredondados. Manter as pontas mais arredondadas dificultará ainda mais que a sua unha se lasque. Esse tipo de formato exige um pouco de habilidade no momento de lixar para conservá-lo, pois requer um pouco de paciência e coordenação.

Unhas de gel curtas

Unhas em gel mais curtinhas.
Unhas de gel curtas.
Apesar das unhas compridas serem as favoritas das mulheres, as unhas curtas também podem ser deixar as suas mãos tão bonitas quanto. Já se foi o tempo de que unhas curtas não ficavam bonitas com cores escuras ou com decorações. Veja abaixo algumas dicas de como você pode usar as unhas curtas para que elas fiquem ainda mais bonitas.

Evite decorações muito grandes

Por serem mais curtas, as unhas acabam tendo menos espaços e os desenhos grandes podem ficar estranhos. Mas isso não quer dizer que unhas curtas não devem usar decoração, até porquê, você deve usar o que te faz sentir bem. Uma dica é trabalhar com decorações com detalhes menores, assim valoriza suas unhas.

Use tons escuros

Antigamente quem tinha unha curta não costumava usar tons de esmaltes escuros, pois acreditava-se que os tons claros valorizavam mais o tamanho das unhas. Porém hoje em dia existem muitas inspirações para as unhas curtas com tons mais escuros, por isso não tenha medo de arriscar e varie as cores mesmo nos tons escuros.

Como tirar as unhas de gel

Três dicas para remover as unhas de gel.
Removendo as unhas de gel.
Existem algumas formas que você pode tirar as unhas de gel, veja abaixo as formas mais comuns.

Remover unha de gel com acetona

A acetona, além de servir para retirar o esmalte, também pode te ajudar na remoção das unhas de gel, mas não da mesma forma. Siga o passo a passo para remoção das unhas de gel com acetona.
– Despeje a acetona dentro de um refratário. O ideal é utilizar acetonas mais concentradas para obter um resultado mais rápido;
– Cubra o refratário com papel filme ou papel alumínio;
– Em um pote maior coloque água morna e depois coloque o refratário de acetona dentro. Deixe de 3 a 5 minutos para que a acetona possa esquentar;
– Uma vez que a acetona esteja morna, mergulhe um pouco de algodão no conteúdo e em seguida coloque o algodão umedecido com acetona sobre a suas unhas e embrulhe com um papel alumínio por 30 minutos. Faça isso com todas as unhas. Você também pode optar por colocar todas as unhas diretamente no refratário com acetona, só tome cuidado para a produto não irritar a sua pele;
– Passados os 30 minutos retire o algodão. O gel deverá sair junto, conforme você retira os algodões.
Dicas: Para evitar que a sua pele seja danificada pelo contato com a acetona, antes de iniciar o processo, utilize um pouco de vaselina ou hidratante ao redor das unhas. Após retirar todas as unhas de gel, utilize um creme ou óleo para hidratar suas unhas, evitando assim com que elas fiquem ásperas.

Remover unha de gel com lixa

Outra opção é utilizar uma lixa para ajudar na remoção das unhas de gel.
– Corte as unhas de gel o mais curto que puder;
– Utilizando uma lixa extra grossa, comece a lixar toda a superfície da unha com movimentos uniformes e suaves;
– Com frequência limpe a poeira causada pela lixa para conferir se ainda não chegou na sua unha natural. Esse processo exige paciência, pois leva tempo. É necessário ter cuidado e não forçar muito para evitar se machucar;
– Conforme perceba que a camada de gel está mais fina, troque de lixa, passando a utilizar uma mais fina e continue a lixar até que o gel tenha desaparecido por inteiro;
– Ao finalizar, hidrate as unhas e faça uso de um polidor de unhas para manter a superfície da unha uniforme.
O ideal é aguardar pelo menos uma semana para a aplicação de novas unhas de gel, pois assim suas unhas naturais terão tempo suficiente para se fortalecerem novamente.

Remover unha de gel descascando

Para evitar danificar sua pele forçando demais no momento do descasque, é necessário que você aguarde até que suas unhas estejam praticamente se descascando sozinhas.
– Utilizando um afastador de cutículas, insira-o por baixo da unha de gel com bastante cuidado até que o gel se descole levemente nas bordas. Não force muito para evitar que suas unhas naturais se danifiquem;
– Com a ajuda de seus dedos ou de uma pinça, comece a descascar o gel segurando-o pelas pontas das unhas e puxando-o para trás;
– Quando acabar o processo, hidrate as unhas e aguarde pelo menos uma semana para a aplicação de novas unhas de gel. Dessa forma as unhas naturais terão tempo suficiente para se fortalecerem novamente.

Comentários