Conheça agora 12 alimentos ricos em fibra que ajudam a ir ao banheiro

Alimentos que ajudam a ir ao banheiro
É verdade que falar sobre prisão de ventre pode ser um pouco desagradável, mas não queremos que você sofra em silêncio. Até porque, você está longe de ser a única pessoa que tem problemas com os sinais reveladores de inchaço, dores e problemas com intestino desregulado que a prisão de ventre trás.
Nem sempre é fácil determinar o que está acarretando a prisão de ventre.  Viajar muito, mudar o horário de trabalho ou pular treinos pode ser a causa das mudanças de seus hábitos intestinais. Mas o maior culpado por seu intestino preso é o que você come e para evitar isso, a chave é ter o suficiente de fibra em sua dieta.
É importante ressaltar que você deve adicionar fibras à sua dieta lentamente para permitir que seu corpo se adapte, evitando excesso de gases e dor de estômago.
Na próxima vez que você precisar de ajuda para manter seu intestino funcionando, veja nossa lista de 12 alimentos que com certeza irão te ajudar a ir ao banheiro.

➡ Aveia

Aveia
Grãos de aveia.
Os grãos de aveia e a farinha de aveia contém fibra solúvel, que ajuda com os problemas digestivos, além de ajudar na saúde do coração.

➡ Água

agua
Água é vida.
água nunca deixará de ser um grande benefício para a saúde. Além de hidratar, também ajuda para que as evacuações intestinais sejam mais regulares.

➡ Cereais ricos em fibra

cereais
Existem diversos tipos de cereais.
Começar o dia com uma boa tigela de cereais ricos em fibra pode ajudar muito a manter seu intestino regulado. Certifique-se apenas que o produto escolhido tenha 5g de fibra ou mais em sua porção.
CereaisQuantidade de fibrasEnergia
Farelo de trigo30 g310 kcal
Farinha de Centeio15,5 g336 kcal
Aveia9,1 g394 kcal
Pão de trigo integral6,9 g253 kcal
Verduras, hortaliças e derivados
Farinha de mandioca6,5 g365 kcal
Couve manteiga refogada5,7 g90 kcal
Brócolis cozido3,4 g25 kcal
Cenoura crua3,2 g34 kcal
Batata doce cozida2,2 g77 kcal
Pimentão verde2,6 g21 kcal
Frutas
Caqui6,5 g71 kcal
Abacate6,3 g96 kcal
Goiaba6,3 g52 kcal
Laranja da terra4,1 g51 kcal
Maçã2,0 g63 kcal
Nozes e sementes
Linhaça33,5 g495 kcal
Amêndoas11,6 g581 kcal
Castanha do Pará7,9 g643 kcal
Coco cru5,4 g406 kcal
Castanha de caju3,7 g570 kcal
Leguminosas
Farinha de soja20,2 g404 kcal
Feijão carioca cozido8,5 g76 kcal
Amendoim8,0 g544 kcal
Lentilha cozida7,9 g73 kcal

➡ Pão integral de trigo

Pao rico em trigo
Pães ricos em trigo.
Trocar o pão branco pelo pão integral de trigo te dará uma dose extra de antioxidantes e importantes nutrientes, como a fibra insolúvel, por exemplo. Uma fatia média de pão integral conta com quase 2g de fibra, mais que o dobro do pão branco.

➡ Morangos

Morangos ricos em fibra
Coma uma taça de 200gr 3 a 4 vezes na semana.
Os morangos são alimentos ricos em fibras, graças a suas sementes comestíveis.

➡ Amêndoas

pote de amendoas
Consuma uma porção de amêndoas todos os dias.
Com gorduras cardio saudável e com bons atributos para a saúde, as nozes são, sem dúvida, pequenas e poderosas. As amêndoas também contam com uma boa dose de fibras solúveis. Dois punhados (23 amêndoas) tem 3,5g de fibras.

➡ Brócolis

brocoli
Como todo dia se possível. Não existe uma quantidade exata.
Pesquisas sugerem que se você não gosta de verduras e frutas é mais provável que desenvolva prisão de ventre. Por isso, não é surpresa que os legumes contem com quantidades de fibras tão altas. O brócolis acondiciona 5,1g de fibra insolúvel por copo.

➡ Linhaça

linhaca
Sementes de Linhaça.
Esses pequenos grãos podem ser a maneira mais fácil de você introduzir fibra em sua dieta. Apenas 1colher de sopa de semente de linhaça contém 2,8g de fibra solúvel. E por serem tão versáteis é possível adicioná-las basicamente a qualquer coisa, desde batidos até saladas e produtos assados.
Além disso, as sementes de linhaça são ricas em ômega-3s, então você estaria ajudando não apenas ao seu intestino, mas ao seu coração também.

➡ Pipoca

pipocas de milho
1 gr de fibra por copo.
Dentre todas as tentações, a pipoca de milho é uma das mais saudáveis. Isso claro quando não estão carregadas de manteiga e sal. As pipocas de milho infladas têm cerca de 1g de fibra por copo. E com apenas 31 calorias.

➡ Feijão Preto

feijao preto
FONTE DE ÔMEGA-3 – MELHORA O FLUXO SANGUÍNEO
São fontes sólidas de fibra solúvel. Um copo de feijão preto cozido contém uma enorme quantidade de 15g de fibra solúvel. A vantagem é que a água é atraída pela fibra solúvel e se torna um gel na digestão, dessa maneira a fibra soluvel se adiciona a comida digerida, facilitando a passagem no sistema digestivo.

➡ Iogurte

Porção de iogurte.
Iogurtes com probióticos, boas opções para manutenção da flora intestinal equilibrada.
Embora especialistas recomendem que você se mantenha longe dos produtos lácteos, se você está lutando contra a prisão de ventre, o iogurte pode ser uma boa exceção. Isso pois a bactéria de lactobacillus do iogurte pode ajudar a manter seu intestino regular.

➡ Ameixas

ameixas secas
As ameixas secas são excelentes para combater a prisão de ventre.
A fruta desidratada contém sorbitol e dihidrofenilisatina, componentes que podem ajudar a aliviar a prisão de ventre regulando o instestino. Comer ameixa de maneira regular facilita a eliminação das fezes, assim sua pele fica mais bonita e tambén alivia a sensação de inchaço na barriga.
Por otro lado nada disso ocorrerá como esperado se você não beber pelo meno de 1,5 a 2 litros de agua por dia. Sem a quantidade necessária de água as fezes se ressecam e provocam a prisão de ventre.

A banana e seu alto teor de fibras

Apesar da banana ser reconhecida por sua alta quantidade de potássio, ela também é uma fruta rica em fibras. Se comparada com outras frutas, como por exemplo a pera!
A banana talvez não seja considerada uma fruta com alto índice de fibra, porém comer a fruta regularmente ajudará a te aproximar das doses diárias recomendadas de fibras que é entre 25 e 30gramas totais, uma vez que uma banana média cobre cerca de 10% desse total.
Rica em fibra solúvel, a banana ajuda a reduzir os níveis de colesterol. Mas esse é apenas um dos benefícios. Outro fator interessante sobre a fibra solúvel da banana é que ela absorve água no intestino, que forma um tipo de gel.
Este gel ajuda a retardar a digestão, dando a impressão de saciedade, reduzindo o fluxo de açúcar no sangue e diminuindo os níveis de insulina. Já a fibra insolúvel contida na banana adiciona volume às fezes, o que faz com que o ato de evacuar seja mais fácil.
bananas
A quantidade diária de bananas varia de pessoa para pessoa.
Deixamos algumas dicas para você incorporar a banana ao seu dia a dia:
A banana é uma fruta especial, pois conta com um estojo de transporte natural, o que a torna um lanche fácil de transportar e de consumir.
Mesmo sendo saborosas por si mesmas, as bananas dão um toque de doçura natural quando cortadas em pedaços e adicionadas ao iogurte natural, grego ou ao cereal integral sem açúcar por exemplo.
Outra excelente opção é incluir a banana à sua combinação favorita de smoothie de frutas. Aproveite as diversas opções para se deliciar e se beneficiar com as ricas propriedades oferecidas pela banana.

Frutas silvestres poderosos antioxidantes

Frutas silvestres
Meia xícara de framboesa, por exemplo, contém 4 g de fibras.
As frutas silvestres, também conhecidas como frutas vermelhas são notáveis devido ao seu alto poder de antioxidante. Se classificam como frutas silvestres os morangos, mirtilio, groselha negra, amora, framboesa, cereja, entre outras. Todas elas têm em comum, além da tonalidade avermelhada, um alto teor de flavonoides.
Os flavonoides são um dos maiores e mais efetivos depuradores radicais livres conhecidos, pois além de retardar o processo de envelhecimento, os antioxidantes ajudam a prevenir doenças como cancro, doenças cardíacas ou hipertensão.
As bagas – termo botânico para descrever um fruto carnudo simples – são muito boas como parte de uma dieta saudável. Destacam-se como diuréticos e desintoxicantes (são um dos últimos alimentos desintoxicantes existentes), reguladores do ácido úrico e, por conta de seu conteúdo em fibras, ajudam a combater a prisão de ventre.

O que é Plantago e para que serve?

Planta medicinal plantago.
Plantago psyllium.
Você já ouviu falar de Plantago? Trata-se de uma planta medicinal com benefícios ideais para quem sofre de prisão de ventre e hemorroidas. O plantago é originado no norte da Índia, Paquistão, Irã e Egito.
Durante os tempos pré-históricos usava-se o plantago como um forte remédio natural para tratar gripes e resfriados, alcançando resultados bastante satisfatórios.
Principais benefícios do Plantago:
  • Ideal para tratar a prisão de ventre.
  • Hoje em dia é bastante usual utilizar a planta em forma de chá, óleo ou infusões para ajudar nos quadros de constipação.
  • Alivia a dor e o desconforto das hemorroidas.
Tomar um chá ou infusão de plantago 2x por semana te ajudará a dizer adeus as indesejadas hemorroidas muito antes do que você imaginava.

Proporciona sensação de saciedade

Ingerir uma bebida de plantago antes de qualquer refeição fará com que você se sinta satisfeito mais facilmente, evitando exageros alimentares.

Ajuda na redução dos níveis de colesterol no sangue

As sementes de plantago são uma fonte inesgotável de fibra e isso significa que graças a esse nutriente, é possível combater algumas doenças, entre elas, o colesterol alto e também a regular sua flora intestinal.

Sabia que a Cebola é um laxante natural?

cebola para prisão de ventre.
A cebola nos ajuda em muitas patologias, doenças, ou condições.
A cebola deveria ser sempre uma opção de vegetal em sua mesa, isso pois além de saborosa, ela pode te ajudar a proteger seu corpo de diversos tipos de doenças.
Além disso as cebolas são consideradas laxantes naturais. Quando você consome vegetais crus, seu corpo produz ácidos gástricos de forma natural e pode ajudar a estimular a flora intestinal. Alguns de seus componentes ajudam a estimular o metabolismo do fígadopâncreas, estômago e intestinos.
Outra característica desse vegetal é que ele é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes. Entre seus benefícios para a saúde é possível incluir que reduzem o risco de diversos tipos de câncer, melhora o humor e mantém a saúde do cabelo e da pele.

Você sabia que o Alho também ajuda a acabar com a prisão de ventre?

Cabeças de alho.
O alho é um alimento rico em inulina (um tipo de fibra solúvel).
alho é considerado uma erva milagrosa pois conta com benefícios ativos para todas as áreas do seu corpo. São fontes poderosas no combate a inúmeras doenças como câncer, doenças de coração e do fígado, além de ajudarem no bom funcionamento do sistema imunológico, limpando, aliviando e reduzindo a inflamação em todo trato gastrointestinal.
O bom funcionamento do sistema imunitário é eficaz na remoção de patógenos e bactérias ruins que vivem no cólon e em outras partes de seu corpo.

Limão e Água para alívio da prisão de ventre

Jarra de limão com água.
Ajuda a acabar com a gordura abdominal.
Nem sempre o tratamento para prisão de ventre deve ser caro. Uma alternativa é consumir limão e água. Por ser um lubrificante natural, a água suaviza as fezes, ajudando a evacuação dos intestinos.
Já o limão, por ter alto conteúdo de ácido, ele trabalha no sistema digestivo fazendo com que ele funcione melhor. Dessa forma, quando consumidos juntos, eles se tornam um antídoto poderoso para ajudar você que sofre de prisão de ventre.

Conheça o Alcaçuz e seus benefícios

Alcaçuz em pau.
O Alcaçuz combate a acidez estomacal naturalmente e purga os intestinos.
Outra forma de tratar a prisão de ventre é através da raiz de alcaçuz, pois ajuda a promover a sua atividade intestinal. A raiz de alcaçuz também é utilizada para tratamento de úlceras, aftas orais, eczema, dispepsia e infecções das vias respiratórias superiores. O alto teor de flavonoides é o responsável pela maioria das propriedades saudáveis existentes no alcaçuz.
Porém a raiz de alcaçuz ou outros remédios naturais devem ser utilizados com precaução, isso pois pode causar retenção de líquidos e pressão arterial elevada se consumido durante um largo período. Também é recomendado que não seja utilizado como tratamento por pessoas que sofrem com doenças cardíacashepáticas e renais.

A Pera é uma grande fonte de fibras

Por contar com alto índice de fibras, quando incluída em sua dieta diária, a pera poderá ajudar o funcionamento do seu intestino, aliviando a prisão de ventre.
Uma xícara de fatias de pera conta com 4,3g, cerca de 17% do valor diário necessário. Também é possível consumi-la em forma de suco, pois apesar de diminuir a sua quantidade de fibra, a mesma porção ainda contará com 4g do nutriente.

O Tomate pode causar prisão de ventre?

Apesar de ser uma fruta, o tomate se classifica, em geral, como legume. Eles são a principal fonte de alimento de licopeno, um antioxidante que se relaciona com muitos benefícios para saúde, incluindo a redução de doença cardíaca e câncer. Também são grande fonte de potássio, folato, vitamina C evitamina K.
O consumo do tomate em forma de sopa pode causar prisão de ventre e outros problemas gastrointestinais em algumas pessoas, isso por causa do seu alto teor de frutose. Outro fator é a alta quantidade de substâncias químicas naturais como aminas, glutamatos e ácido que estão presentes na sopa de tomate.
Muitas das pessoas que sofrem de prisão de ventre não tem consciência de que a frutose e produtos químicos naturais encontrados em alguns alimentos podem ser os responsáveis por seu problema.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.