Pular para o conteúdo principal

Como manter uma alimentação saudável e uma melhor qualidade de vida?

Qualidade de vida
Para alcançarmos uma melhor qualidade de vida, é importante também que cuidemos de nossa alimentação, optando por alimentos mais saudáveis e com menos gorduras saturadas.
Saber escolher os alimentos corretos para consumo no seu dia a ainda fará com que você controle melhor seu peso e sua saúde.
Manter uma boa alimentação pode ajudar a prevenir e reduzir riscos de doenças crônicas.
Estudos feitos pela Organização Mundial da Saúde apontam que existe uma relação direta entre a má alimentação, consumo excessivo de álcool e de gorduras saturadas, e o risco do aparecimento de doenças crônicas.
Se você está buscando melhorar sua alimentação, através de uma reeducação alimentar, nós te apoiamos.
Porém aconselhamos que antes de fazer qualquer tipo de mudança, você procure um nutricionista. Ele irá te ajudar a montar uma dieta equilibrada que se encaixe com sua rotina e objetivos pessoais. Através da ajuda de um profissional, você alcançará o objetivo de ter uma vida mais saudável, sem correr riscos de iniciar uma dieta inapropriada e fraca em nutrientes.

Conceitos de alimentação saudável com qualidade de vida

Nem sempre é fácil mudar sua rotina alimentar, ainda mais se você e o tipo de pessoa que nunca se preocupou muito com o assunto e sempre comeu tudo o que tinha vontade. Evitar os excessos é um passo importante nesse processo.
Diminuir o consumo de frituras, doces, enlatados e industrializados e opte por alimentos naturais.
Beber bastante água também ajuda a balancear sua alimentação, isso pois além de hidratar nosso corpo, ela melhora o funcionamento do nosso organismo, dando maior sensação de saciedade.
Sabemos que todas essas mudanças podem ser difíceis, por isso vamos te dar algumas dicas de como implementar mudanças mais saudáveis em sua alimentação sem que seja necessário sofrer.

Não é preciso desistir de nenhum alimento

Calma. Você não precisa entrar em pânico achando que nunca mais poderá comer um chocolate ou uma pizza. O importante é buscar o equilíbrio para que seu corpo se sinta bem.
É possível continuar comendo todos os alimentos que você gosta, porém, a chave aqui é diminuir a quantidade de vezes que você come. Ser rigoroso ao extremo, excluindo de vez seus alimentos preferidos de sua alimentação poderá fazer com que você coma em excesso se em algum momento sair da dieta.

Sempre tenha um plano

Quando estamos de dieta nem sempre é fácil resistir as tentações do dia a dia, ainda mais quando se almoça fora de casa todos os dias. Mas isso não quer dizer que você terá que optar por frango grelhado e legumes no vapor todas as vezes.
O importante é equilibrar a alimentação durante todo o dia. Se você sabe que comerá carne durante o jantar, evite consumi-la também no almoço. Escolha alimentos mais saudáveis durante o restante do dia, o que fará com que você não destrua sua dieta e se sinta satisfeita.

Não se preocupe tanto com o número de calorias

Mais importante do que a contagem de calorias consumidas no dia, é levar em conta se os alimentos consumidos são nutritivos ou não, uma vez que alimentos saudáveis e ricos em nutrientes ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue mais estáveis, diminuem os desejos e faz com que seu cérebro assimile que está satisfeito, evitando que você coma em excessos.

Comida saudável não precisa ser comida chata

Não é porque você incorporou legumes a sua dieta que agora você tem que comê-los sempre no vapor e quase sem nenhum sabor. É permitido que você adicione mais tempero aos seus alimentos. No caso dos legumes por exemplo, refogue-os com azeite e oliva e alho, ou tempere-os com pimenta e alho em pó antes de jogá-los na água.
Outra sugestão deliciosa é fazer um macarrão de abobrinha com molho de tomate. Dessa forma você deixará de relacionar comida saudável com comida chata e passará a consumir mais alimentos que fazem bem para a sua saúde.

Torne os alimentos saudáveis mais práticos para seu dia a dia

Mais importante do que comprar alimentos saudáveis é comê-los! Muitas vezes quando estamos com pressa buscamos um lanche mais rápido e prático de ser consumido, por isso, uma boa dica é que, ao chegar do mercado com suas compras, pegue as frutas e legumes, corte e guarde-os em potes de vidro na geladeira. Assim, quando você estiver com fome é só abrir a geladeira e se deliciar com um lanche saudável.

Não se sinta culpada por comer

Sentir-se culpada por suas escolhas alimentares pode comprometer sua perda de peso, enquanto encarar as refeições com uma mentalidade de celebração te dá maior controle sobre sua dieta, podendo evitar o aumento de peso. Quando você escolhe comer algo agradável e divertido, e o faz sem sentir culpa, sem julgar a si mesmo e se mentem ativo, é menos provável que você coma em excesso.

Coma o arco-íris

Já é sabia a importância de colorir seu prato na hora de comer. Misture o verde, laranja, vermelho, roxo, amarelo e se aproveite da variedade de fitonutrientes para combate a doenças que esses alimentos oferecem. Ao comer uma maior variedade de alimentos, seu organismo se sentirá satisfeito, ajudando você a reduzir o consumo dos alimentos não saudáveis.

Tenha sempre snacks saudáveis

Um dos principais responsáveis por sairmos da dieta ao longo do dia são os lanches da tarde. Com a loucura da rotina, quando sentimos fome e saímos para buscar algo, geralmente é quando tomamos as más decisões. Dessa forma, certifique-se de ter em seu ambiente de trabalho alimentos saudáveis para consumo durante a tarde. Algumas boas opções são os iogurtes grego, pacotes individuais de nozes e frutas secas.

Por quê fazer atividades físicas? Elas ajudam a melhorar a qualidade de vida?

Manter uma alimentação saudável não é a única ferramenta para melhorar sua qualidade de vida. Fazer atividades físicas regularmente também traz grandes benefícios para a saúde e abaixo listamos alguns desses benefícios.
Aumento de disposição: Esse é um dos primeiros sintomas que você irá perceber quando começar a praticar atividades físicas. Irá notar que acorda mais disposta e não se cansa tão fácil ao longo do dia. As tarefas rotineiras já não te cansarão tanto quanto antes e você poderá executá-las com muito mais disposição.
O bom é que não é preciso passar horas treinando para conseguir uma melhor disposição. A verdade é que uma leve corrida durando 30 minutos ou um alongamento seguido de caminhada todos os dias já é suficiente para notar essa mudança.
Melhor condicionamento: Uma vez que você insere atividades físicas a sua rotina, seu condicionamento físico automaticamente melhora. Ao se trabalhar com uma série de exercícios mais intensos e direcionados é possível notar uma definição de músculos gradual.
Uma vez que gastamos mais energia com a prática de atividades físicas, além da melhora do nosso condicionamento físico, os exercícios também ajudam a melhorar o nosso condicionamento mental. É mais fácil se concentrar no que é necessário fazer ao longo do dia, o que aumenta a produtividade no trabalho e nos estudos.
Fortalecimento do organismo: A atividade física ajuda a fortalecer o organismo, uma vez que torna os tendões e ligamentos mis flexíveis, além de deixar a musculatura mais forte. Também é possível notar existe fortalecimento da imunidade, do sistema respiratório e até mesmo no funcionamento do coração.
Prevenção de doenças: Apesar de crermos que pessoas obesas tem maior propensão a adquirir doenças como diabetes ou aumento de colesterol, não é bem assim. Essas doenças estão relacionadas ao sedentarismo e não diretamente ao peso da pessoa. É muito importante que você faça alguma atividade física regularmente. Caso não goste de academia, considere a possibilidade da prática de esportes ou até mesmo uma caminhada mais intensa todos os dias.
Melhora o humor: Ao se exercitar, liberamos substancias neurotransmissoras, como a serotonina e a dopamina, que são responsáveis pelas sensações de prazer e felicidade. A liberação dessas substâncias não é apenas importante para ajudar no combate à ansiedade ou à depressão. Elas também contribuem para a melhora do humor.
Também é possível citar alguns outros benefícios, especialmente para o caso daqueles que já praticam atividades físicas com maior regularidade:
  • Ajuda a prevenir o mal de Alzheimer.
  • Diminui o risco de câncer.
  • Diminui o risco de contusões.
  • Ajuda a evitar problemas com o sono.
  • Reduz as chances de complicações pós-operatórias.
  • Atenua os sintomas da menopausa.
  • Reduz problemas de ovulação nas mulheres.
  • Favorece para uma gravidez mais saudável.
  • Diminuem as chances de problemas no momento do parto
Como podemos ver, praticar exercícios físicos regularmente é muito importante, pois seus benefícios vão além da aparência física ou da busca por um corpo mais bonito. A prática de atividade física melhora consideravelmente nossa saúde.
No entanto, reforçamos a importância de consultar um profissional para a realização de uma avaliação médica antes de iniciar qualquer atividade física.
Isso pois além da avaliação do seu sistema cardiovascular, o exame médico será capaz de detectar qualquer tipo de patologia que possa prejudicar a realização de atividades físicas, desde um problema respiratório ou muscular, até de natureza óssea.

Comentários