Água Micelar: Conheça seus benefícios e saiba como usar

Água micelar

O que é água micelar?

Originada na França, como uma alternativa ao uso da água de torneira, a água micelar é composta por moléculas de óleo microscópicas e suaves. Essas moléculas são conhecidas como micelas suspensas em água mole (com baixo teor de íons).
Isso significa que elas se sentem atraídas pela sujeira e resíduos, por isso são capazes de eliminar as impurezas sem danificar ou ressecar a sua pele.
Uma curiosidade é que a água micelar não é composta por água de verdade e esse é um dos fatores pelos quais ela não necessita de enxague.

Como usar água micelar?

Apesar de se parecer com a água tradicional, sua textura é diferente. Ela é utilizada para remoção de maquiagem, como hidratante e para lavagem facial.
Nesse último caso, é recomendado que você lave o rosto normalmente com água e sabão e em seguida inicie a limpeza com a água micelar.
A melhor forma de aplicar a água micelar é com o uso de um pouco de algodão (ou almofada de algodão), pois assim o produto conseguirá absorver toda a sujeira de maneira mais fácil.
O uso da água micelar é mais indicado para as pessoas com peles mais secas e sensíveis por ser um produto hidratante e suave que evita que sua pele seja exposta ainda mais com o uso de produtos químicos agressivos.
Já algumas pessoas com pele oleosa talvez tenham a sensação de que o produto não limpa tanto quando gostariam, o que não necessariamente é verdade.
Mas claro que se você que tem pele oleosa acreditar ser necessário também fazer uso de outros produtos de limpeza juntamente com a água micelar, não há nenhum tipo de contraindicação.

Conheça os benefícios da água micelar

Benefícios da Água Micelar.
Água Micelar: benefícios para a pele.
Por não contar com álcool em sua composição e servir como hidratante, a água micelar conta com diversos benefícios para a sua pele. Montamos uma lista com os 5 principais deles. Confira abaixo:

Remoção eficaz da maquiagem

As moléculas de micelas agem como um imã junto as gorduras mais rebeldes, dissolvendo a sujeira e a maquiagem de longa duração. A pele não fica com aspecto oleoso ou sofre com irritações após o seu uso. A sensação é de uma pele limpa e suave.

Hidrata e nutre a pele

A água micelar não é como outros produtos de limpeza de pele. Por não contar com sabão, álcool, outros produtos químicos e detergentes agressivos em sua composição, ela hidrata de maneira adequada e deixa sua pele com acabamento úmido e brilhante.

Melhor substituto para o limpador de pele comum

Além de ter em sua fórmula componentes menos agressivos, a água micelar é igualmente apropriada para uma limpeza rápida, porém menos estressante para a pele.
Por durar mais tempo do que um pacote de toelhetes de maquiagem, uma garrafa de água micelar torna-se uma opção mais econômica.

Redução do tempo de lavagem do rosto

Com o dia a dia agitado que levamos, cada minuto que economizamos acaba se tornando muito importante e a água micelar pode ajudar a agilizar sua rotina, reduzindo o tempo de lavagem do rostoem até 50%. Claro que isso não significa descuidar da sua pele, pois o produto faz todo o trabalho de forma clara e simples.

É prático para viagens

Por eliminar a necessidade do uso de demaquilantes, tonificadores e outros produtos de limpeza, a praticidade da água micelar é muito valorizada. Ainda mais quando se está com pressa ou em movimento.
Outro fator de grande relevância é que por não precisar de água corrente para efetuar a limpeza, você pode utilizar o produto em diversas situações como quando está no carro ou até mesmo durante um voo.

Água micelar pode ajudar a tirar a maquiagem?

Demaquilando: água micelar.
Removendo a maquiagem com Água Micelar.
Como já vimos, a água micelar ajuda sim a remover sua maquiagem e pode substituir os produtos tradicionais de demaquilantes. Abaixo montamos um passo a passo da melhor forma de usar a água micelar como removedor de maquiagem.
Siga as dicas e deixe sua pele ainda mais limpa e hidratada:
  1. Umedeça duas almofadas de algodão com água micelar e mantenha sobre seus olhos durante alguns segundos.
  2. Elimine a maquiagem limpando suavemente os cílios, sempre de baixo para cima.
Dica: Evite movimentos horizontais e circulares para proteger seus cílios.
  1. Com as almofadas de algodão, faça movimentos desde a parte interna do olho para o canto externo. Repita até que a maquiagem seja removida perfeitamente.
Dica: Seu rímel é teimoso? Nossa dica é que você utilize um cotonete de algodão embebido em água micelar para retirar os últimos resquícios sob seus olhos.
  1. Após a limpeza dos olhos, aplique as almofadas de algodão em seu rosto e inicie a limpeza pelas bochechas, seguindo para a testa. Em seguida, finalize com o pescoço.
Dica: Pressione suavemente a almofada de algodão embebida em água micelar sobre a sua pele para remover todas as impurezas.
  1. Remova toda maquiagem na direção correta:
  • Siga do pescoço ao queixo.
  • Siga do nariz para as orelhas.
  • Foco na zona T (testa, laterais do nariz, boca e queixo).

A ação calmante da água micelar

Apesar de não ser uma de suas principais propriedades, existem algumas fórmulas de água micelar que contam com propriedades anti-oxidantes, hidratantes e calmantes. É possível comprar águas micelares enriquecidas com extrato de camomila, o que garante uma ação calmante e suavizante ao produto.

Água micelar x Água termal

Antes de falar sobre as diferenças entre a água micelar e a água termal, vamos te explicar resumidamente o que é a água termal e seus benefícios.
água termal é proveniente das fontes termais, que vem das profundezas do solo, onde é aquecida pelas atividades geotérmicas (calor natural da Terra que também faz com que a lava derreta).
Ela é composta principalmente por água, claro, porém a medida que a água termal sobe para alcançar o manancial, ela passa através de rochas e solos que se dissolvem, adicionando minerais a ela.
O conteúdo mineral de determinada água termal depende de sua procedência, porém, em algumas delas, é possível encontrar cloreto, sódio, potássio, cálcio e magnésio que agem como fatores hidratantes na pele.
Entre seus principais benefícios podemos citar 5 deles:
  1. Benéfico para todos os tipos de pele
  2. Prático e perfeito para usar em qualquer lugar
  3. É refrescante e relaxante
  4. É um excelente toner
  5. Protege a pele de radicais livres
Apesar de terem alguns propósitos comum, as duas águas são bem diferentes. Aprenda a diferenciá-lase assim tirar o melhor proveito dos dois produtos.
Água micelar: purificador superstar
Sua principal função é facilitar a remoção de impurezas, pois penetra na pele se dissolvendo, atuando como limpador e excelente demaquilante.
Água termal: relaxar ao máximo
Não existe melhor opção para hidratar e relaxar sua pele do que a água termal. Esse líquido tem uma fórmula que “mima” sua pele quando ela passou por alguma situação extrema, como por exemplo peeling ou aplicações de laser.
É principalmente após tratamentos desse tipo que a derme está mais sensível e irritada. Fazer uso da água termal te ajudará a minimizar possíveis complicações, fazendo com que a pele volte ao seu estado original.
E o mais legal é que você pode aplicar a água termal quantas vezes quiser ao longo do dia. Leve uma garrafa em sua bolsa e borrife em seu rosto sempre que sentir que precisa de um pouco de retoque na sua pele.

É possível fazer água micelar em casa?

Faça em casa a água micelar.
Água Micelar em casa.
Para preparar sua própria água micelar, você precisará dos seguintes ingredientes:
– 90 ml de água de rosas (você pode encontrar esse produto em lojas naturais ou especializadas e é barata)
– 3ml de óleo de rícino (você também pode encontrar com bastante facilidade em lojas especializadas e naturais).
Você tem que comprar a variedade “sulfatada” pois melhorará os benefícios da água micelar graças as suas propriedades hidrossolúveis (é eficaz e apropriado para a aplicação tópica, além de ajudar a remover os produtos cosméticos mais difíceis, como rímel a prova d‘água).
– Vitamina E (20 gotas). Ela ajuda a combater o processo de envelhecimento, a nutrir e reparar pele, cabelo e unhas (você pode encontra-la em qualquer farmácia). Compre um frasco de cápsulas de gel e utilícelas.
– 5ml de óleo de essência de rosa mosqueta. Esse produto é maravilhoso! Ele repara, trata, hidrata e tonifica a pele (não é um produto particularmente caro).
– Uma garrafa de vidro de 150ml para armazenamento da água micelar quando pronta. Esse é um tamanho pequeno e prático para carregar na bolsa e fazer uso diário dele.
Aprenda como fazer água micelar:
Essa parte é fácil! Tudo que você precisa fazer é misturar todo os ingredientes listados acima no recipiente de vidro. Eles se misturaram graças ao óleo de rícino. Não se preocupe caso o líquido ganhe uma coloração amarelada, isso também se deve ao óleo.
Antes de usar sua água micelar caseira, agite bem o frasco e aproveite!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.